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CONSELHOS TÉCNICOS / CALIBRAGEM

Calibragem dos pneus

Calibragem errada diminui a vida útil dos pneus em 30%, aumenta o consumo de combustível por aumentar o atrito com o solo e  pode causar danos nos pneus.

Listados no manual do proprietário ou em um decalque no porta-luvas ou batente da porta, tem suas especificações para as pressões de inflação recomendada do fabricante do veículo. Para a maioria dos veículos de passageiros, minivans e mini picape, a série de recomendações geralmente estão entre 27-32 psi.


É importante notar que as pressões de inflação recomendados podem ser diferentes para os pneus dianteiros e traseiros.

Recomendações do fabricante não são necessariamente a pressão de inflação ideal para os seus pneus, mas são geralmente o melhor opção.

Adicionando um par de psi extras de pressão irá diminuir a resistência ao rolamento dos pneus e fazer uma ligeira melhoria na economia de combustível, mas que também irá fazer que os pneus fiquem um pouco mais duros  que por sua vez pode causar um passeio um pouco mais áspero, o veículo fica mais duro, menos confortável.

 

Se você estiver carregando um monte de carga extra, transportando um monte de coisas na traseira de uma picape ou um reboque, algumas psi extras de pressão seria recomendado para compensar o peso adicional.

ATENÇÃO: Nunca ultrapasse a pressão máxima especificada na lateral do pneu. Este número é a pressão máxima que o pneu é projetado para lidar com segurança. Pressão mais elevada aumenta o risco de danos nos pneus (quando um solavanco) ou falha do pneu.

Se recomenda-se calibrar os pneus toda semana, e nunca se esqueça do estepe.



Na imagem a baixo seque os danos mais comuns causados por pressão inadequadas dos pneus.

* (muita pressão) No primeiro exemplo o contato do pneu com o pavimento fica na parte central da banda de rodagem fazendo um desgaste prematuro no centro do pneu.



*(pressão correta) Nesse exemplo o contato do pneu com o pavimento é uniforme fazendo que o  veículo tenha mais aderência e aumentando a vida útil do pneu.



*(baixa pressão) Nesse ultimo exemplo por motivo da baixa pressão as partes laterais da banda de rodagem do pneu fica mais em contato com o pavimento e causa desgaste prematuros dos pneus e pouca aderência ao solo.

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