top of page

CONSELHOS TÉCNICOS / CAMBAGEM E CASTER 

Cambagem e caster

Manter o alinhamento, cambagem e o caster adequado é fundamental para preservar a segurança do seu carro e a vida útil dos pneus. 


O mais amplamente discutido e controverso dos três elementos é o camber. Ângulo de inclinação das rodas em um plano vertical, como mostra o desenho ao lado sendo responsável por muitas trocas de pneus prematuramente pois o angulo do camber fora das especificações do fabricante do veículo faz que os pneus se desgastem interna ou externamente e muito rapidamente, para um perfeito alinhamento da direção os três elementos tem que estar totalmente corretos, (alinhamento, cambagem e caster), lembrando que a verificação e troca de componentes gastos da suspensão do veículo faz parte de um bom alinhamento.

 

 


Caster é um pouco mais difícil de conceituar, mas é definido como o ângulo criado pelo ponto pivot steerings da frente para trás do veículo. Caster é positivo se a linha está inclinado para a frente, e negativo se para trás. Normalmente o veículo com caster fora das especificações faz que o veículo fique puxando a direção para a direita ou esquerda e podendo deixar a direção dura.

 

 

 

Cambagem
Caster
bottom of page