CONSELHOS TÉCNICOS / LENDO UM PNEU

Lendo um pneu

Existe uma série de informações escritas na parte lateral do pneu que constituem o seu "cartão de identificação", e que permitem saber a medida do pneu, os limites do seu uso, os dados de fabricação, etc. Compreender estas informações é fundamental para se ter certeza de que se está a utilizar o pneu correto.

Legenda:




​205 - Largura de seção (banda de rodagem) do pneu em milímetros (205 mm)

​50 - É a relação entre a altura e a largura de seção (este mede em altura 50% da largura, ou seja, aproximadamente 102,5 mm)

​R - Construção Radial

​15 - Diâmetro da roda em polegadas (15 polegadas = 381 mm)

​86 - Índice de Carga - É o índice de carga que indica o peso máximo que cada pneu pode suportar (normalmente as lojas especializadas dispõe da tabela indicativa de carga, que neste exemplo equivale a 530 kg)

​V - Código de Velocidade - Cada pneu tem o seu limite em termos de velocidade de rodagem (da mesma forma que o índice de carga, existe um diagrama ou tabela que mostra a velocidade máxima para a qual o pneu foi construído, que no exemplo é de 240 km/h)

​TUBELESS - A indicação "tubeless" ou TL significa que é um pneu sem câmara de ar. Quando tem câmara de ar surge a indicação "tubetype" ou TT

​CV90 - Desenho dos sulcos do pneu

​DOT 2213- ( Department of Transportation ) indica-nos quando o pneu foi fabricado - "2213" Semana e ano de fabricação. Neste caso semana 22 do ano de 2013.

​Copyright 2013 - Via Center Pneus

  • Facebook Social Icon